Monday, July 25, 2022

Não me adore! Apocalipse 22: 8-9.

 Estamos chegando perto do fim do Apocalipse; enquanto alguns podem gritar hooray, este livro tornou-se um grande amigo meu, e eu sinto que estou prestes a dizer adeus por um tempo. Você pode pensar que esta viagem teria respondido a todas as nossas perguntas; não tem, e acho que tenho mais.

Também contei a um de meus familiares, que ainda se lembra da palavra profética que dei a eles sobre a morte de nossa mãe, sobre como senti que o Espírito Santo me disse que Ele voltaria para Sua igreja quando eu terminasse este estudo. Então aquele membro da família disse, por favor, deixe-me saber quando você chegar ao último verso.

Você percebe o quão perto estamos de terminar meu estudo sobre Apocalipse e o breve retorno de Jesus para levar Sua noiva embora?

Não preste atenção ao homem atrás da cortina, mas estou lhe dizendo, Ele está voltando para aqueles que aguardam ansiosamente Seu retorno. Eu não sei se você notou isso, mas com certeza parece que Deus está separando o joio do trigo em relação aos corpos da igreja, pelo menos nesta nação da América. Gente, nós somos uma bagunça.

Apocalipse 22:8 NLT 

“ Eu, João, sou aquele que ouvi e vi todas essas coisas. E quando os ouvi e os vi, prostrei-me para adorar aos pés do anjo que os mostrou a mim”.

Preste atenção em como John abre esta frase; é como se ele estivesse reforçando um relacionamento próximo com bons amigos.

Se há tal envolvimento relacional percebido, por que então ele tem que dizer - "Eu, John, sou aquele que ouviu e viu todas essas coisas". ?

Não haveria nenhuma razão, pois alguém familiarizado com o estilo de ensino de John e a vida que ele viveu provavelmente o acharia mais crível. Talvez a realidade não seja um problema de intimidade ou falta dela, mas com falsos profetas e mestres na igreja . Embora tenham se passado pouco mais de sessenta anos desde a morte de Jesus, falsos mestres e profetas tornaram-se problemas muito reais na igreja; e ainda são hoje, se não mais. )

Ao tentar entender o Apocalipse, também entendi que os escritos de Tiago, Pedro, João, Judas e, finalmente, Paulo teriam sido lidos, copiados e redistribuídos entre as igrejas conhecidas ( embora não prolificamente ); este conhecimento por si só parece invalidar o ponto de vista da amizade.

Observe como João sente que é necessário explicar: “ E quando os ouvi e os vi, prostrei-me para adorar aos pés do anjo que os mostrou a mim ”.

Lembro-me da primeira vez que ouvi a música do Mercy Me , “I Can Only Imagine”. Foi em um serviço memorial para um tio meu. Eu só falo sobre isso porque eu conhecia pessoas religiosas que falariam como se você simplesmente se encarregasse de Deus e lhe dissesse o que fazer. Estremeço quando penso nesse tipo de atitude.

Como esse tipo de ação se traduziria ( quando chegarmos ao céu ;) se você disser a Deus com raiva o que pensa sobre Ele quando Ele não curou alguém que você conhece, como achou melhor?

Sim, eu sei, estou colocando emoções humanas nos personagens no céu e em Deus, e Deus NÃO é movido por nossas emoções humanas.

Quando tive a oportunidade de visitar esse tio precioso, ele quase sempre estava com a Bíblia aberta, e eu lhe perguntava: o que você está estudando agora ? Não importava o que fosse, porque ele a tornaria interessante ao recontar a história, e muitas vezes falava de como seria estar na presença de Jesus . Pode ter sido depois deste serviço memorial que comecei a perceber que não posso nem imaginar o que farei na presença de Jesus . Na maioria das vezes, eu me vejo agarrada às Suas pernas e chorando de gratidão por Ele ter me permitido entrar no reino.

O problema é que João ( embora o Apocalipse seja uma revelação de Jesus Cristo ) NÃO estava agora olhando para Jesus; era  um anjo.

Observe o que o anjo diz a ele.

Apocalipse 22:9 NLT “Mas ele disse: “ Não, não me adore. Eu sou um servo de Deus, assim como você e seus irmãos, os profetas, assim como todos os que obedecem ao que está escrito neste livro. Adore somente a Deus!”

Você pode não achar isso interessante, mas eu acho. Os tradutores nos dizem que o anjo diz a João para NÃO adorá-lo. Mas quando você procura a mais simples das palavras, ocasionalmente encontra algo totalmente diferente.

A palavra grega para adoração é horaō que significa contemplar ou olhar .

Talvez João tenha sido percebido, pelo anjo, como olhando com admiração.

Onde já vimos John fazendo algo assim antes?

“ E vi a mulher embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus. Quando eu a vi, eu me perguntei muito. E o anjo me disse: " Por que você quer saber? Eu lhe contarei o mistério da mulher e da besta que a carrega, que tem as sete cabeças e os dez chifres". Apocalipse 17:6-7 NASB)

  • “ Quando eu a vi, eu me perguntei muito”

Maravilha não é a mesma palavra que horaō, mas John foi encontrado olhando para essa mulher de uma maneira estranha. Talvez aqui em Apocalipse 17, a mulher se destina a demonstrar o quão sedutor é o sistema da Babilônia. A palavra maravilhado é a palavra grega thaumazō, e significa admirar .

Você está brincando comigo? Admiração , entre outras coisas, significa considerar com estima . Considerando o que o sistema da Babilônia está nos pressionando atualmente, isso me dá vontade de vomitar. Você pensaria que John havia enlouquecido, mas você sabe que isso não é verdade. O sistema da Babilônia funciona por causa da sedução . Pense no fato de que John se perguntou muito e não apenas por um momento fugaz.

Outra coisa que preciso que você entenda. Depois que o anjo explica que ele é um servo de Deus, ele acrescenta:

“ Sou servo de Deus, como você e seus irmãos, os profetas, e todos os que obedecem ao que está escrito neste livro ”.

  • “ igual a você”

      Repassei as explicações possíveis, assim como alguns dos comentaristas fizeram. Finis Jennings Dake  assumiu que era um santo morto, um seguidor de Cristo que agora estava com Cristo.

      Albert Barnes diz que “ pode ser que ele tenha confundido a posição dele ( este anjo pode ter uma posição, mas as escrituras não apóiam essa afirmação ) que se dirigiu a ele e supôs que ele era o Messias a quem ele estava acostumado. adoração, e quem teve primeiro [Ap. 1] apareceu para ele. Se você voltar e ler Apocalipse 1:1, você verá que foi Deus que deu a João a Revelação de Jesus . Parece razoável pensar que João reconheceria o Messias se o visse, mas quando João consegue ver Jesus, o único digno de abrir os selos, é isso que ele vê.

        “ Comecei então a chorar muito, porque ninguém se achava digno de abrir o livro ou de examiná-lo; e um dos anciãos me disse: "Pare de chorar; eis que o Leão que é da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e seus sete selos". E vi entre o trono (com os quatro seres viventes) e os anciãos um Cordeiro em pé, como que morto, tendo sete chifres e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus, enviados por toda a terra. E veio e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono”. Apocalipse 5:4-7 NASB

      Para continuar a citação de Barnes,

        “ Se sim, o erro dele ( de João ) foi logo corrigido . Ele foi informado pelo próprio anjo que fez essas comunicações que ele não tinha direito a tal homenagem, e que o louvor que ele lhe oferecia deveria ser prestado somente a Deus ”.

      Davi, o salmista disse isso sobre o homem.

        “ O que é o homem para que penses nele, E o filho do homem para que cuides dele? No entanto, Tu o fizeste um pouco menor do que Deus , e o coroas de glória e majestade!” Salmos 8:4-5 NASB)

      Então, se um anjo tem uma posição, então eles, sendo mensageiros, estão abaixo da humanidade, e eu acho que John sabia disso. Essa linha de pensamento ainda não explica o que vemos em Apocalipse 22:9.

  • “ e vossos irmãos, os profetas, bem como todos os que obedecem ao que está escrito neste livro ”.

      Pode ser difícil imaginar-se entre os profetas, mas você precisa saber que o testemunho de Jesus Cristo é o Espírito de profecia. Portanto, dar testemunho de ou sobre Jesus seria profético.

        “ Então caí a seus pés para adorá-lo. Mas ele me disse: "Não faça isso; eu sou conservo seu e de seus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adore a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito de profecia."
        Apocalipse 19:10 NASB)

      Então, isso não apenas se repete palavra por palavra, mas também valida a ideia de testemunho. Testemunho é a palavra grega marturia e significa evidência .

      Se isso não te convencer de que você tem um lugar com o Pai, então talvez, como a Bíblia Amplificada nos diz “ e com aqueles que estão atentos e praticam [ as verdades contidas ] nas mensagens deste livro”.

Apocalipse 22:9 termina com isto, Adore a Deus!

Em todas as coisas e em todos os momentos, se dói e parece que Deus não está lá ou você está se regozijando, a coisa sábia a fazer é adorar a Deus.

No comments:

Post a Comment

Feel free to make a relevant comment. If approved, it will be posted.

Featured Post

Will we have to go through the tribulation?

Then I heard a loud voice from the temple, saying to the seven angels, "Go and pour out on the earth the seven bowls of the wrath of...