Saturday, December 11, 2021

O que devemos então dizer sobre Abraão? Romanos 4: 1-12.

  Quando terminar de ler os capítulos dois e três de Romanos, você pode se perguntar por que Deus deu a lei. Quase parece inútil, mas não é, pois nos mostra a misericórdia de Deus. Aqueles que optam por não descobrir qual é a natureza e o caráter de Deus, nunca entenderão esta declaração.

O que aprendemos?

  • Que Sua lei é justa.

      Se você só se lembrasse de uma coisa sobre a lei, a ideia de que ela tem como foco o amor, começando por Deus e seu relacionamento com Ele seria fundamental. Todo o resto vive no conceito de tratar bem as pessoas, com base no amor.

  • Sua lei está escrita no coração de cada ser humano ; sempre foi.

      As escrituras nos dizem que não há desculpa e não há nada que impeça o julgamento justo de Deus de vir sobre as nações e os judeus.

  • Nunca deixe ninguém lhe dizer que Deus rejeitou os judeus.

      Paulo, em certo sentido, responde exatamente a isso quando nos diz que a promessa foi feita a Abraão e sua semente. Essa promessa nunca foi rescindida; e, se você estudar Romanos capítulo 11, verá que nós, gentios, fomos enxertados no bom estoque.

  • Ninguém é justo.

      Isso parece desesperador, mas não é porque Jesus derramou Seu próprio sangue para nos redimir e nos santificar por aquele sangue.

      Você acredita nisso? Do contrário, é algo que você não adquiriu para si mesmo por meio da fé.

      Talvez a melhor maneira de entender isso seja visualizando que o que aconteceu com Adão no jardim foi modificar seu DNA para um segmento danificado que nos dá propensão para o pecado, e que foi passado para toda a humanidade.

  • E, finalmente, a justiça de Deus só vem por meio da fé.

      Como mencionei acima, a santificação necessária para nos tornar justos vem somente pela fé. Jesus fez tudo o que era necessário e nunca mais voltará na cruz por você. Tudo o que você precisa fazer é aceitar que Ele lhe deu a oportunidade de uma vida eterna com o Pai, e tudo o que você precisa fazer é acreditar e receber essa vida.

Os autores segmentaram nossas Bíblias em seções. Este em particular abre com esta linha -

Abraão foi justificado pela fé.

Vou usar o NASB, pois é minha tradução preferida (embora às vezes me incomode) para nossa introdução aqui.

O que então devemos dizer que Abraão, nosso antepassado segundo a carne, encontrou?
(Romanos 4: 1 NASB)

Permita-me abordar esta ideia de Abraão ser meu antepassado. Foi por causa das promessas feitas a Abraão que os judeus se apegaram a sua herança, religião e cultura. Paulo ressalta que essas não são as coisas que o tornam justo, é a fé que Abraão tinha que o tornou justo. A carta de Paulo à igreja em Roma é um esforço tedioso para corrigir isso.

Então, sou apenas um judeu por causa da adoção de Deus. Como essa adoção aconteceu é fundamental para o evangelho que Paulo pregou.

  • Em Efésios 1: 4,5, Paulo nos diz que fomos predestinados a ser adotados como filhos  por meio de Jesus Cristo.

  • Para a igreja em Roma , capítulo oito, versículo quinze, ele escreve que eles receberam o espírito de adoção .

  • E, ele informa a igreja na Galácia , capítulo quatro versículo cinco, que o preço pago por Cristo nos permite receber a adoção como filhos .

Caso você não tenha percebido, essa adoção está disponível, mas não é automática . É aqui que a fé e a aceitação entram em jogo.

Para tornar isso interessante, tente imaginar ir a uma agência de adoção e escolher um adolescente de cabelo roxo, que está jogando um videogame que eles não vão largar enquanto você tenta manter uma conversa, que não só estabeleceria seu caráter, mas você estão tentando deixá-los saber o que seu personagem é, e o que você pode oferecer a eles.

Em certo sentido, foi isso que Deus fez conosco, ao estacionar Seu veículo em frente a essa agência de adoção global. Depois de fazer o tour, ele viu os que moravam lá e decidiu adotar todos eles. Ele paga as taxas - neste caso, a vida de Seu próprio Filho , e diz a todos para entrarem no ônibus. Um jovem disse: TUDO BEM! Eu vou, mas não vou levar o lixo para fora. Deus simplesmente ri sabendo que, com o tempo, todos nós teremos que levar o lixo para fora.

O lixo, nesse caso, não é apenas o lixo sem o qual pensamos não poder sobreviver, como bagagem emocional ou hábitos que desenvolvemos porque pensamos que eles nos ajudariam a sobreviver; no entanto, também é lixo que outras pessoas jogaram em nossas vidas por meio de um ensino incorreto. De uma forma simplista, acabei de enterrar volumes de teologia em uma declaração simples; e, com o tempo, o Espírito Santo que habita em você vai lhe ensinar essas coisas.

Romanos 4: 2 NASB Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se orgulhar, mas não diante de Deus.

Se Abraão foi justificado pelas obras, quais foram as obras?

Deus esperava que o homem seguisse Suas instruções.

  • Deus disse a Abrão (ele ainda não se chama Abraão), para deixar este lugar e seus parentes e ir para um lugar que eu lhe mostrarei. Bastante indefinido, mas, com o tempo, Abrão foi embora.

      Gênesis 12: 1 NASB Disse mais o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, e de tua parentela, e da casa de teu pai,  para a terra que eu te mostrarei ;

    Muitas coisas aconteceram ao longo do caminho. Houve a luta com os pastores de Ló; Ló é levado cativo em uma batalha e Abraão tem que resgatá-lo; e então, Ló se muda para Sodoma - uma escolha horrível.

  • Essas instruções incluíam circuncidar-se como uma marca desta aliança que ele tinha com Deus. Circuncidar-se teria sido monumental e doloroso, mas então houve o pedido de Deus para que Abraão oferecesse seu único filho. Isso também teria sido horrível, mas Abraão estava a poucos centímetros de matar seu “único filho” no altar de sacrifício. Deus interrompeu esse processo ao " providenciar a si mesmo como o cordeiro". De repente, aparece um carneiro.

      “ Abraão disse:“ Meu filho , Deus proverá para Si o cordeiro para o holocausto ”. Então os dois caminharam juntos. Então eles chegaram ao lugar que Deus lhe havia falado; e Abraão construiu ali o altar e arrumou a lenha, amarrou seu filho Isaque e o deitou sobre o altar, em cima da lenha ”. Gênesis 22: 8-9 NASB)

      “ Ele disse:“ Não estenda a sua mão contra o rapaz, e não faça nada a ele; Então Abraão ergueu os olhos e olhou, e eis atrás dele um carneiro preso na moita pelos chifres; e Abraão foi, tomou o carneiro e o ofereceu em holocausto no lugar de seu filho. ”(Gênesis 22: 12-13 NASB)

Ah, mas Abraão não foi justificado por suas obras ou ações, se posso. Ele foi justificado - feito certo pela fé. Sabemos disso porque nos é dito que Abraão creu em Deus.

Romanos 4: 3 NASB Pois o que a Escritura diz? Abraão acreditou em Deus , e foi-lhe creditado como JUSTIÇA."

Observe como Paulo desafia a lógica e a religião, apontando que essa justiça é um dom e não pode ser conquistada.

Romanos 4: 4 NLT Quando as pessoas trabalham, seus salários não são um presente, mas algo que elas ganharam.

O problema é que, de alguma forma, toda religião faz com que você tente ganhar algum aspecto de sua justiça.

Romanos 4: 5 TLV Mas aquele que não trabalha, mas confia naquele que justifica o ímpio, a sua confiança é creditada como justiça -

Essa ideia de obter uma posição justa diante de Deus foi entendida pelo Rei Davi anos antes de Paulo entrar em cena.

Romanos 4: 6-8 TLV, assim como Davi também fala da bênção sobre o homem a quem Deus credita a justiça sem as obras: (7) Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas e cujos pecados são cobertos. (8) Bem-aventurado o homem cujo pecado Adonai nunca contará contra ele. ”

Lembre-se antes quando eu disse que a adoção está disponível para todos, mas NÃO é automática. Eu tive que me conter naquele ponto porque eu queria muito dizer a você que seu pecado foi perdoado e você não fez nada para que isso acontecesse.

Veja o que Davi diz no versículo 7. “Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas e cujos pecados são cobertos.”

A questão então é: o que devemos fazer com essa liberdade e o que isso implica?

Bem, como a banda “cristã” Newsboys disse em sua canção “I Am Free”, você AGORA está livre, mas para fazer o quê?

  • para correr

  • dançar

  • Eu sou livre para viver por você

Alguns interpretam essa liberdade como graça; entretanto, muitos dirão que essa graça nos dá a liberdade de ultrapassar os limites do pecado, como se não estivéssemos mais sujeitos à lei. Como isso é possível quando a lei está escrita em nossos corações?

Romanos 4: 9 NASB “Estará esta bênção, pois, sobre o circuncidado, ou também sobre o incircunciso? Pois dizemos: "A FÉ FOI CREDITADA A ABRAÃO COMO JUSTIÇA." ”

Embora eu duvide que você esteja confuso, permita-me definir quem são os circuncidados - os judeus.

Quem, então, são os incircuncisos ? Os gentios.

À luz do fato de que “a fé foi creditada a Abraão como justiça”, Paulo, em seu judaísmo, fica um pouco atrevido ao dizer.

Romanos 4:10 NASB “ Como então foi creditado ? Enquanto ele era circuncidado ou incircunciso? Não enquanto circuncidado, mas enquanto incircunciso; ”

O que foi creditado?

Sua justiça.

Ele era judeu na época?

A terminologia, incircunciso, diria claramente NÃO. Então, Abraão era um gentio. A tradução da NLT afirma: “ Claramente, Deus aceitou Abraão antes de ele ser circuncidado! 

E, ele fez isso para que ele pudesse ser o pai de todos, embora eles sejam incircuncisos. Qual é a importância disso? Abraão, uma alusão a Jesus Cristo, o Pai, é o pai de todo aquele que crê em Jesus.

Romanos 4:11 TLV 

E ele recebeu o sinal da circuncisão

como um selo da justiça

da confiança que ele tinha

enquanto ele era incircunciso,

então ele pode ser o pai de todos

que confiam enquanto não são circuncidados -

que a justiça possa ser creditada a eles também.

Mas não se trata apenas dos incircuncisos, pois Abraão é o pai dos circuncidados que crêem e seguem os passos da fé.

Romanos 4:12 Moffatt NT “e também pai de pessoas circuncidadas que não apenas praticam a circuncisão, mas andam nos passos da fé que nosso pai Abraão teve como homem incircunciso”.

Ninguém é excluído, e sob nenhuma circunstância Deus fez com os judeus. Ele está, no entanto, esperando que os judeus apliquem a fé em Jesus como o Messias.

No comments:

Post a Comment

Feel free to make a relevant comment. If approved, it will be posted.

Featured Post

Will we have to go through the tribulation?

Then I heard a loud voice from the temple, saying to the seven angels, "Go and pour out on the earth the seven bowls of the wrath of...