Saturday, November 6, 2021

Ele julgará a todos de acordo com o que fizeram. Romanos 2: 1-11

 

 O capítulo dois abre assim " Portanto, você não tem desculpa",

O capítulo dois está começando profundamente dentro de um pensamento, a passagem, portanto, exige que permaneçamos dentro do contexto. Para fazer isso, temos que voltar a Romanos 1:21.

Romanos 1:21 NASB Pois embora eles conhecessem a Deus , eles não O honraram como Deus nem deram graças, mas eles se tornaram fúteis em suas especulações, e seus corações tolos foram obscurecidos.

De quem Paulo está falando em Romanos 1:21 quando diz isso?

Os judeus.

Podemos aplicar essa afirmação a nós mesmos?

A resposta curta é sim. MAS, já que fomos selados pelo Espírito Santo, estamos sujeitos à ira de Deus, como Israel trouxe sobre si mesmo? (Veja Efésios 1:13).

A resposta longa é Não, pois certamente parece que há os chamados cristãos que se encaixam na descrição que vemos em Romanos 1:21. Se você não entende essa ideia dos chamados cristãos, considere o que João disse.

1 João 2:19 NASB Eles saíram de nós, mas eles não eram realmente de nós; pois se eles fossem de nós, teriam permanecido conosco; mas eles saíram para que fosse mostrado que nem todos são nossos.

É bastante claro que nem todos fazem parte do corpo de Cristo. Visto que passamos por um período terrível para distinguir entre o trigo - um grão comestível e o bromo - uma erva daninha, é mais sensato deixar Jesus separá-los no final do milênio.

Selado é a palavra grega sphragizō e significa carimbar para segurança , preservação , para proteger a alguém , certificar-se , entregar com segurança .

Todas as palavras definidoras para selado inclinam-se para Deus nos marcando, assim como Ele marca os 144.000 para que não possam ser prejudicados. Neste momento, quero apontar algo. Deus não está necessariamente preservando você das tribulações diárias da vida - para alguns, essas tribulações são mortais e ainda não estamos no tempo da ira. Portanto, não pense que as tribulações incluem a hélice de sua lancha. Considerando que Jesus disse, eles vão odiar você por causa de mim; esse ódio, então, teria mais a ver com o seu testemunho, seja lá o que pareça, do que sua reclamação sobre ter que substituir o aro do pneu de seu carro esporte.

De volta a Romanos 1:21 “Pois embora conhecessem a Deus ...”

O que é qualificado como saber?

Samuel, criado nos pátios do "templo" deveria ter conhecido Deus e Seus caminhos / leis, mas seus filhos não o fizeram.

1 Samuel 2:12 NLT  Ora, os filhos de Eli eram patifes que não tinham respeito pelo Senhor

Jó, lamentando-se com seus companheiros, diz-lhes para calarem a boca e ouvirem por um momento, e então eles podem voltar a repreendê-lo. Quando eles param de falar, ele diz,

Jó 21: 7-13 NLT “ Por que os ímpios prosperam , envelhecem e se tornam poderosos? (8) Eles vivem para ver os filhos crescerem e se estabelecerem, e gostam dos netos. (9) Suas casas estão protegidas de todo medo, e Deus não os pune. (10) Seus touros nunca deixam de procriar. Suas vacas geram bezerros e nunca abortam. (11) Eles deixam seus filhos brincarem como cordeiros. Seus filhos pulam e dançam. (12) Eles cantam com pandeiro e harpa. Eles celebram ao som da flauta. (13)  Eles passam seus dias em prosperidade, então descem à sepultura em paz.

E ainda assim eles dizem a Deus,

Jó 21: 14-18 NLT  'Vá embora. Não queremos fazer parte de você e de seus caminhos . (15)  Quem é o Todo-Poderoso, e por que devemos obedecê-lo ? De que adianta orar? ' (16) (Eles pensam que sua prosperidade é obra deles, mas eu não terei nada a ver com esse tipo de pensamento.) (17) “Mesmo assim, a luz dos ímpios parece nunca se apagar. Eles sempre têm problemas? Deus distribui tristezas a eles com raiva? (18) Eles são levados pelo vento como palha? Eles são levados pela tempestade como palha? De jeito nenhum!

E Tiago no Novo Testamento diz:

Tiago 4:17 Lembre-se, é pecado saber o que você deve fazer e depois não fazer.

Historicamente, o que sabemos sobre as pessoas que obedecem à lei e aos caminhos de Deus ou não?

Eva conhecia a lei, mesmo quando não havia nenhuma (escrita na pedra); ela desrespeitou a lei que foi passada a ela por Adão e comeu do fruto. Caim conhecia a lei, e podemos saber disso porque o próprio Deus disse, se você fizer o que é certo . As implicações são que Caim sabia o que era certo. A declaração de Deus seria ilógica se esta informação não tivesse sido passada adiante para Caim. Noé , ao deixar a Arca, fez um sacrifício, provando que ele também sabia o que era certo, e ainda NÃO havia lei conhecida, como a entendemos.

Romanos 1:32 NASB e embora eles conheçam a ordenança de Deus , de que aqueles que praticam tais coisas são dignos de morte, eles não apenas fazem o mesmo, mas também aprovam de coração aqueles que as praticam.

O capítulo um de Romanos explica como os gentios, sem a lei, praticam a lei de Deus , e a contrasta com os judeus, que receberam a lei de Moisés e esperavam conhecê-la e vivê-la .

Portanto, o "eles" pode significar quase qualquer pessoa aqui .

Com Romanos 2: 1, a ideia é que Deus está falando com as pessoas em geral, e ainda com uma multidão específica que se sente confortável para julgar os outros.

Romanos 2: 1 NASB Portanto, vocês não têm desculpa, cada um de vocês que passa o julgamento, pois, naquilo que julgam a outro, vocês se condena a si mesmo; para você que julga praticar as mesmas coisas.

Quem está julgando?

Além de possível inveja ou ódio racial, por que o mundo gentio seria julgado? O mundo judaico, por outro lado, tem um profundo ressentimento pelos gentios. Os gentios não são apenas americanos brancos; eles são qualquer pessoa fora do judaísmo; e são considerados cães. Os assírios, por exemplo, eram considerados entre as nações e, como vemos na história de Jonas, um povo odiado. )

Somos informados de que aqueles que julgam estão apenas condenando a si mesmos - pois esses juízes estão fazendo a mesma coisa.

Romanos 2: 3 NASB Mas você acha que, ó homem, quando você julgar aqueles que praticam tais coisas e você mesmo faz as mesmas, você escapará do julgamento de Deus?

Se estamos falando sobre crentes, e é para eles que Paulo estava escrevendo, então que julgamento (ões) estamos esperando?

Nenhum de nós está ansioso para o julgamento, entretanto, há apenas UM para o crente, e esse é o assento Bema de Cristo. Neste tribunal, você é recompensado.

Pois todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo; para que cada um receba as coisas que fez em seu corpo, conforme o que fez, seja bom ou mau.
2 Coríntios 5:10 KJV 

Julgamento aqui é a palavra grega bema .

J. Vernon McGee nos diz:

"Este era o lugar onde os juízes da cidade encontrariam os cidadãos e os julgariam por certas coisas - não havia questão de vida ou morte. No tribunal de Cristo apenas os crentes aparecerão . Não é um julgamento do pecados dos crentes, que Cristo expiou totalmente na cruz . O julgamento é para ver se você receberá uma recompensa ou não. "

O que aconteceria se seus julgamentos contra os outros recaíssem inteiramente sobre você, aqui, nesta vida; no meu caso, isso era verdade.

Parece estranho a alguém quando o versículo três descreve um julgamento inevitável e então se refere a esse julgamento como a bondade de Deus que leva ao arrependimento?

Romanos 2: 4 MKJV Ou você despreza as riquezas da Sua bondade, e a paciência e longanimidade, não sabendo que a bondade de Deus te leva ao arrependimento?

Talvez a implicação seja esta:

Mas porque você é teimoso e se recusa a abandonar o seu pecado, você está acumulando um castigo terrível para si mesmo. Pois um dia de ira está chegando, quando o justo julgamento de Deus será revelado. Ele julgará a todos de acordo com o que fizeram. (Romanos 2: 5-6 NLT)

Uma vez que a ideia religiosa é que este julgamento seja concluído enquanto se está diante Dele, no assento de Bema.

Onde estamos neste momento?

Conseguimos; estamos no céu, e aqui você NÃO deve ter nenhuma consequência possível de ser enviado de volta à terra, onde você poderia suportar as dores da ira de Deus.

Se for esse o caso, então qual é o problema - por que se preocupar?

Sim, essa misericórdia desordenada também me intriga, e não, não tenho uma boa resposta para o porquê disso acontecer, além do fato de que Deus é mais misericordioso do que posso compreender.

A NASB traduz Romanos 2: 6 dessa maneira.

“ Quem CEDERÁ A CADA PESSOA DE ACORDO COM SUAS OBRAS:”

A definição de Thayer para render - é a palavra grega apodidōmi. Significa 1) entregar, dar para lucro o que é próprio para vender 2) pagar, quitar o que é devido 2d) prestar contas 3) devolver, restaurar 4) retribuir, recompensar em um bom ou mau senso

Muitas dessas definições falam de um Deus que mostra misericórdia e dá vida, onde muitas vezes penso que nenhuma seria merecida. Um exemplo disso é visto no ponto 1 , onde se diz: "dar para o próprio lucro o que é próprio para vender".

Jesus fez exatamente isso e fará novamente. Embora, pelos padrões legais, não concordemos, não iremos e não possamos estar à altura, graças a Deus, Jesus estava à altura; e não somos julgados por quaisquer outros padrões .

Na definição # 2 , somos informados de que Ele pagou e descarregou o que era devido por causa do NOSSO pecado. Portanto, nossa tradução seria baseada no que Jesus merecia, não nós, e Ele ganha vida com o Pai; glória e honra.

O contexto não mudou à medida que avançamos.

Romanos 2: 7-10 NASB para aqueles que pela perseverança em fazer o bem buscam glória e honra e imortalidade, vida eterna; (8) mas para aqueles que são egoisticamente ambiciosos e não obedecem à verdade, mas obedecem à injustiça, ira e indignação. (9) Haverá tribulação e angústia para cada alma do homem que faz o mal, primeiro do judeu e também do grego, (10) mas glória, honra e paz para todo aquele que faz o bem, primeiro para o judeu e também para o grego .

O versículo dez grita do julgamento de ovelhas e cabras. Mateus 25: 31-46 .

Eu entendo, a religião grita que todos que estão sendo apresentados aqui, no grande trono do julgamento, vão para o inferno; mas essa atitude demonstra sua falta de compreensão bíblica e uma inclinação na tradição sobre as escrituras. Você precisa colocar esses métodos de interpretação em o lixo. )

No relato de Mateus sobre o julgamento final, o bem aparece quando Jesus responde à multidão que Ele designa como ovelhas, dizendo: você está obtendo esse acesso hoje porque agiu de maneira amorosa semelhante à que eu teria feito. Por exemplo, você me visitou na prisão; você me deu de beber água quando eu estava com sede; e você me vestiu, quando eu não tinha nenhuma, e assim por diante.

Paulo continua a explicar -

Romanos 2: 7-10 Ele dará vida eterna àqueles que continuam fazendo o bem, buscando a glória, honra e imortalidade que Deus oferece. (8) Mas ele irá derramar sua ira e ira sobre aqueles que vivem para si mesmos, que se recusam a obedecer à verdade e, em vez disso, vivem uma vida de maldade. (9) Haverá problemas e calamidades para todos os que continuam fazendo o que é mau - primeiro para os judeus e também para os gentios.  (10) Mas haverá glória, honra e paz da parte de Deus para todos os que fazem o bem - primeiro para os judeus e também para os gentios.

Os versos 7-10 têm um viés positivo e outro negativo.

Digamos apenas que meu objetivo é viver minha vida à luz dos versículos 7 e 10, onde busco a vida eterna; continue fazendo o bem - tanto quanto eu puder; e buscar a glória, honra e imortalidade que Deus oferece. Então, o resultado final deve ser e será, glória, honra e paz da parte de Deus.

Observe o lado negativo disso.

“ Haverá problemas e calamidades para todos os que continuam fazendo o que é mau - primeiro para os judeus e também para os gentios . Mas haverá glória, honra e paz da parte de Deus para todos os que fazem o bem - primeiro para os judeus e também para os gentios . ” (Romanos 2: 9-10 NLT)

Porque?

Romanos 2:11 NLT Pois Deus não mostra favoritismo.

Embora o tema se incline para os judeus e gentios,

  • E se, for falando para aqueles de nós, que pela graça de Deus somente, temos salvação e paz?

  • E se nossa salvação não tiver nada a ver com onde podemos comer o jantar, o tamanho do nosso trailer ou a beleza do nosso acampamento KOA?

  • E se, não importa quanto dinheiro você tenha, você descobrisse que NÓS estamos todos no mesmo barco e nossa RECOMPENSA se basear puramente no relacionamento de conversação que temos com Deus e na aceitação de nossa parte de Seu Filho? 

No comments:

Post a Comment

Feel free to make a relevant comment. If approved, it will be posted.

Featured Post

Will we have to go through the tribulation?

Then I heard a loud voice from the temple, saying to the seven angels, "Go and pour out on the earth the seven bowls of the wrath of...