Saturday, November 20, 2021

Qual é a vantagem de ser judeu? Romanos 3: 1-8.

 


 Chegamos ao capítulo três de Romanos e imediatamente há uma sensação de que algo está faltando, como se caíssemos no meio de uma conversa. Com base nesta introdução, se você me dissesse: Não entendo Romanos 3, entenderia perfeitamente. Aqui está o versículo um.

Romanos 3: 1 NLT Então qual é a vantagem de ser judeu? Existe algum valor na cerimônia da circuncisão?

Como, como observei acima, não temos o contexto, vamos dar uma olhada no contexto.

“ Na verdade, os gentios incircuncisos que guardam a lei de Deus irão condenar vocês, judeus, que são circuncidados e possuem a lei de Deus, mas não a obedecem. Pois você não é um verdadeiro judeu apenas porque nasceu de pais judeus ou porque passou pela cerimônia da circuncisão. Não, um verdadeiro judeu é aquele cujo coração está bem com Deus. E a verdadeira circuncisão não é meramente obedecer à letra da lei; antes, é uma mudança de coração produzida pelo Espírito. E uma pessoa com um coração mudado busca louvor de Deus, não das pessoas. ” Romanos 2: 27-29 NLT)

Por que os gentios incircuncisos, um grupo de pessoas desprezado pelos judeus, condenariam os judeus?

Até eu , um gentio convertido aceito na graça e no amor de Deus pelo sacrifício de Jesus, um judeu, entendo que Deus veio aos judeus primeiro. Paulo nos diz que é porque eles não obedeceram à lei necessária para tirar seus pecados, pelo menos por enquanto.

O problema, para mim, é que também não obedeço à lei; na verdade, é ainda pior do que isso, não posso porque há algo tentando me empurrar para o lado negro o tempo todo, e é por isso que precisávamos de um salvador.

Paulo dá um passo adiante ao falar sobre a circuncisão.

Começando com Abraão, a circuncisão era o sinal da aliança entre Abrão e Deus.

“ Esta é a Minha aliança, que guardareis, entre mim e ti e a tua descendência depois de ti: todo homem entre vós será circuncidado. “E sereis circuncidados na carne do seu prepúcio, e isso será o sinal da aliança entre mim e vocês.” E todo homem entre vocês que tiver oito dias de idade será circuncidado em suas gerações, um servo que nasceu em casa ou que se compra com dinheiro de algum estrangeiro, que não seja de sua descendência . ” Gênesis 17: 10-12 NASB)

Uma pergunta: havia algum judeu neste ponto, seguindo as leis?

A resposta é NÃO, e não houve nenhum até várias centenas de anos depois, e eles eram descendentes de Judá; e ainda assim eles seguiram as instruções de Deus a Abraão a respeito da aliança, fazendo com que eles mesmos, seus filhos e servos gentios que viviam em sua casa fossem circuncidados. Suas ações, em sua mente, significavam que eles eram o povo prometido por Deus.

Então, que vantagem tem o judeu? Ou qual é a vantagem da circuncisão ?

Ótimo em todos os aspectos.

Em primeiro lugar, que foram confiados os oráculos de Deus.

Já vimos que Deus iniciou essas palavras / oráculos quando falou com Abraão. No entanto, Romanos 2: 13-15 transmite que somente os praticantes da lei ganham uma posição justa diante de Deus; e Paulo nos diz que muitos dos gentios fazem isso e nunca ouviram falar da lei. Porque? Porque Deus achou por bem escrever Sua lei - todas as dez, em nossos corações. ]

Abraão obedeceu sendo circuncidado como um sinal.

O que então? Se alguns não creram, sua incredulidade não anulará a fidelidade de Deus, certo?

A NLT coloca desta forma,

“É verdade que alguns deles foram infiéis; mas só porque eles foram infiéis,

isso significa que Deus será infiel? " ]

Romanos 3: 1-3 NASB)

É uma pergunta retórica, que Paulo responde prontamente.

Romanos 3: 4 NLT “ Claro que não ! Mesmo que todo mundo seja mentiroso, Deus é verdadeiro . Como as Escrituras dizem sobre ele: “Será provado que você está certo no que diz e vai ganhar o seu caso no tribunal”.

  • “ Mesmo que todo mundo seja mentiroso, Deus é verdadeiro .”

    Freqüentemente, nosso propósito em um estudo é provar ou refutar que uma afirmação é válida ou verdadeira. Jó certamente faz isso por nós.

      “ Ouça-me, você que tem compreensão. Todos sabem que Deus não peca! O Todo-Poderoso não pode errar. ” Trabalho 34:10 NLT)

    E embora as perguntas venham de Bildad, ainda são válidas e verdadeiras.

      “ Deus distorce a justiça? O Todo-Poderoso distorce o que é certo? ”( Trabalho 8: 3 NLT)

    A resposta é um sonoro não. Infelizmente, aqueles que ignoram a moralidade que habita descobrirão que Ele é justo e verdadeiro.

  • “ Será provado que você está certo no que diz e vai ganhar o seu caso no tribunal”.

    Quase todo mundo luta com esta parte de Romanos 3: 4, e simplesmente me ocorreu por que eles lutam. Achamos que isso está falando conosco, sobre nós, e NÃO é. É falar sobre Deus, Sua Palavra e Suas ações.

    Praticamente tudo no NT veio do Antigo e esta linha que Paulo fala soa muito como o Rei Davi nos Salmos.

      “ Contra você, e somente você, pequei; Eu fiz o que é mau aos seus olhos. Você verá que está certo no que diz, e seu julgamento contra mim é justo . ”

      Salmos 51: 4 NLT 

    Depois de passar algum tempo em recuperação, descobri que a honestidade era a melhor opção. Como o Rei Davi acabou de dizer: “ Contra você, e somente você, pequei; Eu fiz o que é mau aos seus olhos. “Não há, como afirma a NASB, NENHUMA JUSTIFICATIVA para o que fazemos. Agradeço a Deus por ser um salvador e pelo fato de que Deus nos comprou de volta e nos marcou com o selo dessa aliança que temos com Ele, que é o Espírito Santo que entra na vida de todo crente que O aceita.

Muitas vezes, por ter tido essas discussões / argumentos com “cristãos”, apresentarei o argumento para abordar a questão antes que ela apareça.

Romanos 3: 5 NASB Mas se a nossa injustiça demonstra a justiça de Deus, o que diremos? O Deus que inflige a ira não é injusto, é? (Estou falando em termos humanos.)

A NLT coloca dessa forma.

Mas ”, alguns podem dizer,“ nossa pecaminosidade serve a um bom propósito, pois ajuda as pessoas a verem como Deus é justo. Não é injusto, então, ele nos punir? ” (Este é apenas um ponto de vista humano.) 

Talvez seja isso o que fazemos quando nos declaramos cobertos pela graça de Deus e, portanto, livres para xingar tudo o que quisermos. Nesse caso, você NÃO está provando nada além do fato de que é um idiota ignorante que não consegue comunicar suas emoções e sentimentos pelo uso de linguagem e gramática adequadas. Eu certamente não olho para as pessoas assim e imediatamente digo, que coisa, quão bom Deus é, e nem mesmo o público em geral. Posso, no entanto, estender graça a essas pessoas.

Depois de estar em recuperação por um tempo, fui convidado para liderar o grupo de raiva dos homens. Ser participante é totalmente diferente de ser um líder que precisa tentar reinar em alguém que está à beira de perder o controle. Um irmão fora médico com uma equipe de operações especiais durante a guerra do Vietnã. Como um médico de operações especiais, você deve lutar e consertar as pessoas. Por um tempo, esse cara apenas ficou sentado sozinho na sala de descanso, acariciando a cabeça de seu cão estressante. Parei para falar com ele e recebi muitos palavrões. Ele então disse, veja, você não pode lidar com o vulcão dentro de mim. Eu respondi dizendo, eu posso lidar com qualquer coisa que sai da sua boca, mas prefiro ouvir Jesus. Ele finalmente mudou.

Paulo deve ter ouvido declarações como esta, "não é injusto para ele nos punir?"

Você está falando sério? Já mostrei a vocês uma declaração sobre Deus de Jó 34:10 e é assim.

“ Todo mundo sabe que Deus não peca! O Todo-Poderoso não pode errar. ”

Promover o pecado vai contra a natureza e o caráter de Deus. Deus é o padrão moral e não há nada injusto ou injusto no que Ele faz.

Mais uma vez, Paulo responde sua própria pergunta.

Romanos 3: 6 NLT Claro que não! Se Deus não fosse totalmente justo, como ele seria qualificado para julgar o mundo?

O que não percebemos é que as decisões de Deus foram todas executadas porque existe um padrão legal, baseado em Seu padrão moral; e controlou Suas ações em resgatar a raça humana do controle de Satanás.

“ Mas ” , alguém ainda pode argumentar, “como Deus pode me condenar como um pecador se minha desonestidade destaca sua veracidade e lhe traz mais glória?” E algumas pessoas até nos caluniam, alegando que dizemos: "Quanto mais pecamos, melhor é!" Aqueles que dizem essas coisas merecem ser condenados. ” Romanos 3: 7-8 NLT)

Meramente para dizer, minha desonestidade, ou como a maioria traduz, a mentira destaca a veracidade de Deus e traz mais glória a ele, demonstrando como realmente somos desonestos. Mais uma vez, vá para a recuperação e você encontrará pessoas diante de você e dizendo: “Oi, eu sou…. e tenho 15 anos de sobriedade ”. Ao dizer isso, eles estão admitindo que um retorno à atividade que estão testemunhando é uma liberdade, é ficar por aí esperando para agarrá-lo e levá-lo novamente em cativeiro. Deus pode, com o tempo, obter a glória, mas só o faz se você testemunhar sua dependência da liberdade que Ele traz.

Pessoas que são tolas o suficiente para voltar ao seu vômito, nada mais são do que tolas.

Volte-se para Jesus.

No comments:

Post a Comment

Feel free to make a relevant comment. If approved, it will be posted.

Featured Post

Will we have to go through the tribulation?

Then I heard a loud voice from the temple, saying to the seven angels, "Go and pour out on the earth the seven bowls of the wrath of...