Sunday, November 28, 2021

Somente quando temos fé é que realmente cumprimos a lei. Rm 3: 9-31

Romanos 3 começa com esta declaração, “ então qual é a vantagem de ser judeu? “Para o racista que odeia judeus, esse discurso retórico faz parte de seus estatutos.

É óbvio que o capítulo três abre no meio de uma conversa e posso ver a necessidade de descobrir o que é a conversa. Quando o capítulo dois chega ao fim, entendemos que os judeus receberam a lei. A maioria percebe a lei como uma coisa sinistra, mas se você retomar essa linha de pensamento aos dez mandamentos originais, ela se resume a isso: ame a Deus, ame as pessoas e faça a coisa certa. Amar as pessoas não parece tão ameaçador.

Você já se perguntou por que Deus sentiu a necessidade de “oprimir” essas pessoas que Ele acabou de resgatar do Egito com o que acabou se tornando mais de 600 leis?

Primeiro, foi a religião judaica que criou um grande número de leis. Em segundo lugar, ao tentar explicar por que acho que Deus teve que bater rapidamente com o martelo sobre essas pessoas, vou ser educado e dizer que talvez seja opressor, porque qualquer um que leia atentamente sobre este evento em Êxodo, que é paralelo ao testemunho de Estevão perante os judeus conselho, como visto no livro de Atos, você pode chegar à conclusão de que a grande maioria deles eram efetivamente egípcios e NÃO tinham compreensão ou fé em Deus.

Se você leu meu último post sobre Romanos 3, também sabe que eles não eram judeus. A totalidade da história, que inclui o nascimento de Moisés, me deixa coçando a cabeça enquanto tento descobrir como a mãe biológica de Moisés foi capaz de manter a herança oral, que no mínimo remontava a Jacó e seus doze filhos. Quando leio a cadeia de eventos que trouxe Jacó e sua família ao Egito, quase parece que Deus se dissipou em segundo plano.

Supondo que você tenha dificuldade com o que acabei de dizer, considere as gerações de sua própria família, onde os bisavós podem ter se apegado firmemente ao Deus de Abraão, Issac e Jacó, e ainda apenas algumas gerações depois o Deus de meus avós raramente é mencionado, a menos que seja usado como uma maldição contra outro humano. Se não fosse Deus se reintroduzindo a Moisés, talvez não estaríamos tendo essas discussões.

Dito isso, ser os orgulhosos donos da lei, capazes de recitá-la tanto, torna você justo?

Não, não tem. Paulo nos diz que são os cumpridores da lei que estão bem para com Deus; e, que grande mistério, como os gentios, que podem não ter tido conhecimento dessas leis, ainda parecem obedecer a essas leis. Nesse ponto,  chamamos isso de padrão moral e muitos do mundo gentio estão vivendo de acordo com ele. Paulo nos diz que isso acontece porque Deus escreveu esse padrão moral - leis, no coração de cada ser humano.

Como isso aconteceu?

Somos , cada um de nós, criados à imagem de Deus [ Este é o ponto em que muitos de vocês deveriam começar a cuspir em si mesmos ao tentar se negar e se separar do Deus que afirmam odiar. ]; e a imagem de Deus - Sua natureza ou caráter, se preferir, tem esse padrão moral embutido . É quem Ele é. Uau, não é de admirar, mesmo com todo o mal que você fez, Satanás está tentando matá-lo. Você parece um filho de Deus e nem sabia disso.

Com isso, vamos continuar com Romanos 3.

Romanos 3: 9 NLT Bem, então, devemos concluir que nós, judeus, somos melhores do que os outros? Não, de forma alguma, pois já mostramos que todas as pessoas, sejam judeus ou gentios, estão sob o poder do pecado .

Observe que o foco de Paulo está no leitor judeu que aceitou Jesus Cristo como o tão esperado Messias. Só o fato de que esses irmãos podem reivindicar herança judaica, para a maioria, dá a eles um senso de orgulho e retidão. Minha herança judaica se dissipa em segundo plano porque vem de meu avô e, por algum motivo, que não entendo, me rejeita como judeu. ] Tendo criticado este corpo da igreja e, por extensão, a comunidade global de crentes judeus, você NÃO está ganhando uma vantagem meramente porque obedece às leis.

Atrevo-me a dizer que só porque Paulo os atacou, eu posso ser elevada porque também sou um crente e tenho fé em Jesus?

Paulo diz: NÃO, NADA, porque estamos todos sob o poder do pecado . Na verdade, sentei-me na igreja por tempo suficiente para ter a impressão de que, simplesmente porque vim a Jesus, todos os meus hábitos desagradáveis ​​e a trilha de carnificina que criei simplesmente desaparecem.

Você está brincando comigo, o que Paul acabou de dizer?

“ Todas as pessoas, sejam judeus ou gentios, estão sob o poder do pecado”.

Como mencionei em posts anteriores, as pessoas em Recuperação, mesmo que tenham se passado mais de 15 anos, sabem que o pecado que tão facilmente os assedia está à espreita esperando para atraí-los de volta ao cativeiro.

Romanos 3: 10-18 NLT

(10) Como dizem as Escrituras: “Ninguém é justo - nem mesmo um.

(11) Ninguém é verdadeiramente sábio; ninguém está buscando a Deus.

(12) Todos se afastaram; todos se tornaram inúteis. Ninguém faz o bem, nem um só. ”

(13) “A conversa deles é suja, como o fedor de uma cova aberta. Suas línguas estão cheias de mentiras. ” “Veneno de cobra pinga de seus lábios.”

(14) “Suas bocas estão cheias de maldição e amargura”.

(15) “Eles correm para cometer assassinato.

(16) Destruição e miséria sempre os seguem.

(17) Eles não sabem onde encontrar paz. ”

(18) “Eles não temem a Deus de forma alguma.”

Bem, isso foi desanimador e sem esperança. Nós chegaremos lá.

Romanos 3: 19-20 NLT Obviamente, a lei se aplica àqueles a quem foi dada , pois seu propósito é evitar que as pessoas tenham desculpas  e mostrar que o mundo inteiro é culpado diante de Deus . (20) Pois ninguém pode ser acertado diante de Deus por fazer o que a lei ordena. A lei simplesmente nos mostra o quão pecadores somos .

Portanto, estamos todos no mesmo campo de jogo e somos todos pecadores.

Romanos 3:21 NLT  Mas agora Deus nos mostrou uma maneira de sermos acertados com ele, sem guardar os requisitos da lei , como foi prometido nos escritos de Moisés e os profetas há muito tempo.

Sem guardar a lei?

Espere um minuto. Como essa coisa da lei começou? Com dez mandamentos que nos dizem para amar a Deus, às pessoas e agir corretamente. Isso nunca foi embora e, além disso, esses mandamentos fazem parte daquela fibra moral que fala você constantemente, quer você obedeça a essas leis ou não.

Então, como podemos estar certos aos olhos de Deus?

Romanos 3: 22-23 NLT Nós somos justificados  diante de Deus por colocar nossa fé em Jesus Cristo. E isso é verdade para todos que acreditam, não importa quem sejamos. (23) Porque todos pecaram; todos nós ficamos aquém do padrão glorioso de Deus.

Ah, e por falar nisso, “ isso é verdade para todo aquele que crê ”, porque todo mundo pecou e, portanto, está aquém do padrão de Deus.

Talvez outra maneira de ver isso seja ver todos nós como sendo geneticamente danificados. Esse dano genético é indetectável, pois é um marcador comum em todo o DNA de toda a humanidade; e poucos contemplarão a ideia de que recebemos esse dano de Adão e que ele foi prejudicado por comer aquela fruta. Muitos se recusam a acreditar que nosso DNA pode ser danificado ou modificado por algo que colocamos em nossos corpos - isso está acontecendo enquanto falamos por meio das injeções globais de mRNA.

Nossa situação é realmente desesperadora, a menos que tenhamos um salvador, e temos - é Jesus Cristo, aquele que se colocou na cruz por nós. Ele pagou a dívida do pecado e nos tornou aceitáveis ​​aos olhos de Deus. Como o pastor JD Farag da Calvary Chapel Kaneohe, Havaí, disse: “ Mas Deus ”. Deus está sempre lá e tem um plano.

Romanos 3: 24-25 NLT No entanto , Deus, em sua graça, livremente nos torna justos aos seus olhos . Ele fez isso por meio de Cristo Jesus quando nos libertou da penalidade por nossos pecados . (25) Pois Deus apresentou Jesus como o sacrifício pelo pecado . As pessoas são acertadas com Deus quando acreditam que Jesus sacrificou sua vida, derramando seu sangue. Este sacrifício mostra que Deus estava sendo justo ao se conter e não punir aqueles que pecaram no passado ,

As pessoas perguntam, por que Deus simplesmente não destruiu Satanás, jogou fora Adão e Eva - já que eles estavam obviamente quebrados, e começou de novo?

A resposta está bem ali na passagem acima, e tem tudo a ver com esse caráter moral que O torna quem Ele é, um Deus que não pode mentir - e você não encontrará inverdade Nele. Gênesis nos diz que Deus deu a Adão domínio sobre toda a terra. Você raramente ouvirá alguém lhe dizer o quão extenso era esse domínio. Os olhos de Adão estavam bem abertos quando ele entregou o controle da terra a Satanás Satanás, daquele momento em diante, tinha controle legal sobre a terra, e Adão pecou. Pela lei de Deus, o salário do pecado era a morte, e ninguém conseguiu escapar dessa exigência legal.

Então Deus, por meio do processo legal que existia antes do tempo começar, embora não tão evidente para os gentios, inseriu Seu Filho na terra, livre das alterações genéticas que embutiam o pecado dentro de nós, e derrotou Satanás em seu próprio jogo, tornando-se o cordeiro sem mácula, o sacrifício pelo pecado; e ressuscitou dos mortos para ser o sumo sacerdote que derramou Seu sangue sobre nós, libertando-nos da dívida que o pecado exigia.

Agora estamos livres para seguir Jesus de volta ao pai. Claro, enquanto vivemos nesta terra, nenhum de nós está livre da morte , mas o estaremos assim que estivermos na presença do Pai, e é essa mudança que vemos em  1 Coríntios 15:52  que faz isso acontecer .

“ Em um momento, num piscar de olhos, ao som da última trombeta: porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados .”
1 Coríntios 15:52 

“ Deus, em sua graça, livremente nos torna justos aos seus olhos . Ele fez isso por meio de Cristo Jesus quando nos libertou da penalidade por nossos pecados . ”

O versículo 25 afirma: “ Porque Deus apresentou Jesus como sacrifício pelo pecado”.

Se você não tivesse passado por Romanos dessa forma, teria entendido que isso se refere à jornada de Cristo da cruz ao trono?

Não tenho certeza se entendi completamente o porquê, mas ocasionalmente tenho que me lembrar que a jornada completa, que era necessária para nós, O levou ao inferno e até a sala do trono no céu - o padrão para aquele aqui na terra. (Hebreus fala sobre isso.)

Romanos 3:26 NLT porque ele ( Deus ) estava olhando para frente e incluindo eles ( os gentios ) no que ele faria neste tempo presente. Deus fez isso para demonstrar sua justiça, pois ele mesmo é justo e justo, e torna os pecadores bem à sua vista quando eles crêem em Jesus .

Ao falar com os judeus, ele diz:

“ Podemos nos orgulhar, então, de ter feito qualquer coisa para ser aceitos por Deus? Não, porque nossa absolvição não se baseia na obediência à lei. É baseado na fé. ” Romanos 3:27 NLT 

Por que Paulo sentiria necessidade de dizer algo assim, a menos que fosse comum os judeus se gabarem de como eles eram superiores?

Para quem eles estavam se gabando?

Os crentes gentios que faziam parte deste corpo combinado em Cristo.

Romanos 3:28 CJB “Portanto, acreditamos que uma pessoa passa a ser considerada justa por Deus com base na confiança, o que não tem nada a ver com a observância legalista dos mandamentos da Torá”.

Não faz sentido, com base na terminologia do versículo acima, que o contexto desta carta tenha, em parte, o coração e as ações dos crentes judeus?

“ Ou eu sou Deus, o Deus dos judeus apenas ?

Ele também não é o Deus dos gentios?

Sim, ele é de fato o Deus dos gentios ”;

Romanos 3:29 CJB)

Mesmo que isso faça você sufocar.

“ Porque, como você vai admitir, Deus é um. Portanto, ele considerará justos os circuncidados com base na confiança e os incircuncisos por meio dessa mesma confiança. ” Romanos 3:30 CJB)

A terminologia “Deus é um, era um entendimento judaico.

"Exércitos de Deus dos Anjos entronizados sobre os anjos querubins, tu és Deus, o único Deus que existe, Deus de todos os reinos da terra . Fizeste o céu e a terra.  ( Isaías 37:16 MSG)

E, por último, para aqueles que pensam que a graça remove todas as responsabilidades de suas vidas.

Romanos 3:31 NLT “Bem, então, se enfatizamos a fé, isso significa que podemos esquecer a lei ? Claro que não! Na verdade, somente quando temos fé é que realmente cumprimos a lei. 

Um homem!


No comments:

Post a Comment

Feel free to make a relevant comment. If approved, it will be posted.

Featured Post

Will we have to go through the tribulation?

Then I heard a loud voice from the temple, saying to the seven angels, "Go and pour out on the earth the seven bowls of the wrath of...